terça-feira, 3 de maio de 2011

ENTREVISTA

Sobre tecnologias e educação...




Durante o mês de maio, o Profº. Michel de Vilhena Ferreira, pedagogo e psicólogo, especializando em “Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior” (ESAB/FABEL), ministrará a disciplina “Tecnologias e Recursos Pedagógicos” para a Turma de Graduação em Pedagogia 015. O trilhasfpa conversou com o Professor e procurou entender como se dá a relação entre as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e a formação profissional para o exercício da cidadania:


Trilhasfpa: Professor Michel, o senhor é pedagogo e psicólogo. Como o senhor relaciona essas duas formações?

Professor Michel: A Psicologia é uma das disciplinas que fundamenta e instrumentaliza teórico-metodologicamente a atuação na educação. As técnicas e procedimentos das diversas abordagens psicológicas, muito longe de objetivos, concretos e pragmáticos, possibilitam operar significativamente na dinâmica simbólica subjetiva, dos sujeitos, grupos, organizações e instituições. Na educação e no ensino isso tem uma aplicabilidade incrível. O instigante é que só o psicólogo percebe os seus efeitos imediatos nas suas intervenções nos processos de subjetivação.

Trilhasfpa: Como o senhor entende a prática docente?

Professor Michel: Penso a prática docente com um trabalho. A prática docente precisa ser pensada, estruturada, organizada, operacionalizada e executada como um trabalho. Um trabalho como outro qualquer que precisa de priorização no planejamento de ações, objetivos e procedimentos. Com uma diferença, é claro, o objeto desse trabalho é abstrato. É a formação humana, é o desenvolvimento do potencial humano. Por isso requer maneiras diferenciadas de lidar com ele. Nisso a psicologia me auxilia muito.

Trilhasfpa: Que trabalho o senhor vem desenvolvendo com seus alunos em sala de aula, no sentido de fazê-los perceber a importância da educação para a cidadania?

Professor Michel: Quando ministro disciplinas que possibilitam uma abordagem e uma discussão mais crítica, tento fazer com que os alunos percebam a necessidade de autonomia e de auto-gestão de seus conhecimentos e de sua formação. Tento fazê-los praticar a autoanálise e o autoconceito, ou seja, a crítica da visão de si mesmo como sujeito, o treino da percepção que o aprendiz possui de sua própria educação, da relação de si consigo mesmo na mudança dos seus próprios processos internos de sua subjetividade e processos externos de construção social da realidade.

Trilhas: Como o senhor conduzirá a disciplina de “Tecnologias” na turma de Pedagogia 015?

Professor Michel: O objetivo, a finalidade prioritária desse ensino é a inserção no debate dos efeitos das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC’s) nos processos de reestruração da produção econômica, social e cultual contemporâneas. Vivemos em um momento sensível de transição em que os efeitos e consequências da utilização desses recursos no mundo do trabalho e das relações não tem precedentes na história, como nenhuma outra tecnologia da inteligência. Isso deve ser debatido com urgência na área da educação.

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